A visão de Estado para alguns filósofos – Montesquieu. #Filosofia Política

in #philosophy2 years ago

Para quem não conhece, Montesquieu (1699-1755) foi o idealizador do modelo tripartite que hoje vemos em várias democracias, ou seja, Executivo, Legislativo e Judiciário. Seu nome real era Charles-Louis de Secondat, ficou conhecido como Montesquieu por ser barão dessa província e também de La Brède, foi escritor, filósofo e político.



 
Fonte


01.png
 

Muitos acreditam que seu único feito foi o modelo de repartição tripartite, mas não, Montesquieu dividiu o estado de várias formas e neste texto tentarei explaná-las. Claro que este texto terá uma abrangência superficial acerca das ideias de Montesquieu, caso queiram uma abordagem mais ampla recomendo a leitura de: “O Espírito das Leis”, neste livro ele destrincha toda a sua ideia de estrutura estatal.
 
Sua explanação parte de apenas três tipos de governo, mas um fato importante para Montesquieu, é que cada tipo de governo deve basear-se em uma determinada extensão territorial. Para ele, a extensão territorial nada mais era do que uma construção social, assim como o Estado.
 
Em todos os tipos de governo existe um certo tipo de sentimento, já que indispensavelmente são condizidos por humanos, mas cada tipo de governo representa um tipo de sentimento diferente do outro e, é nisto que Montesquieu se apoia:
 

  • República: esta expressa a “virtude”, pois trata-se da união geral para o bem-estar comum;
  • Monarquia: expressa a “honra”, mas não a pública, a pessoal do governante para fazer o bem aos seus súditos;
  • Despotismo: naturalmente expressa o “medo”, ou seja, a impossibilidade dos cidadãos de determinarem seus desejos e sua vida.

 
A república e a monarquia deveriam ser tipos de governos regidos por leis. No caso da virtude, essa deveria ser pautada na lei, onde todos deveriam ser iguais, já a honra por ser algo particular do monarca, deveria ter como fundamento a lei como “poder maior” que o monarca. O sistema despótico não existe lei, apenas a vontade do déspota.
 
As leis são de dois tipos, variáveis e invariáveis. As variáveis podemos que dizer que são as leis humanas e propensas a mudanças, já que os homens mudam sua vontade. As invariáveis partem de um conceito newtoniano de leis naturais, ou seja, são as leis da natureza.
 
Cada tipo de governo deveria considerar uma certa extensão territorial. A República deveria possuir um território de pouca extensão de forma a aproximar as pessoas. A Monarquia poderia ser de extensão territorial média, pois a nobreza faria parte do governo aproximando-se dos súditos e passando a vontade do governante. Já o despotismo poderia ser de extensão territorial grande pois não haveria a necessidade de aproximação com a população.
 
Daí surge o modelo de tripartição dos poderes: Executivo. Legislativo e Judiciário. Conhecido amplamente como “O Sistema de Freios e Contrapesos”, possui este nome pelo fato de que cada repartição não pode exercer de forma ilimitada seu poder. Cada um deve “vigiar” e “fiscalizar” os outros, o que na prática não acontece com grande frequência, mas na teoria a ideia é fantástica.
 
Cada poder possui sua liberdade, mas com regras preestabelecidas para não tornar o poder despótico ou tirânico, e é esta liberdade que será a base comum da liberdade do indivíduo da sociedade e a privilegiará. Bom, como disse, na teoria é uma coisa, mas na prática o ser humano consegue deturpar tudo o que é bom.
 
Os outros textos podem ser lidos aqui:
 
Platão
Aristóteles
Rousseau


01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Sort:  

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 1% para todos os posts que usam a tag #pt.

This post had received 20.16% upvote from @steemitportugal account!
Vote for @steemitportugal to Witness. Your vote is very important to us!
Visit our WebSite www.steemitportugal.com (tutorials,news...)
Thank you very much.
Click here to vote
steemitportugal
Delegation for daily voting: 10SP-25SP-50SP-100SP-250SP-500SP-1000SP

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.412 which ranks you at #42234 across all Steem accounts.
Your rank has improved 380 places in the last three days (old rank 42614).

We curated this post of yours in our last Algorithmic Curation Round, which included the curation of in total 136 contributions. Unfortunately, your post ranked last, at #136.

Evaluation of your UA score:

:* Only a few people are following you, try to convince more people with good work.

  • Try to show your post to more followers, for example via networking on our discord!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Coin Marketplace

STEEM 0.62
TRX 0.10
JST 0.093
BTC 49154.36
ETH 2212.77
BNB 480.20
SBD 5.30