Sustentabilidade ambiental, social e econômica. #Filosofia

in #philosophy2 years ago

Quando falamos em sustentabilidade a primeira coisa que vem em mente para muitos é a ambiental, mas para uma boa convivência social é necessário que toda a estrutura seja sustentável, essa estrutura parte do ambientalismo, pois precisamos de recursos naturais, passa pelo social, pois uma sociedade bem estruturada psicológica e culturalmente é o ideal e por fim, o econômico, que seria uma mera consequência de uma boa estruturação.



 
Fonte


01.png
 

Quando falo em estruturação me remeto a uma abordagem da linguística que citei semana passada em um texto sobre Noam Chomsky, ou seja, a análise de todos os componentes, seja de estruturas básicas ou de sistemas. Podemos facilmente transmitir esse tipo de raciocínio para a sociedade, pois esta também possui suas estruturas e sistemas.
 
Vou explanar melhor acerca de cada ponto. Sustentabilidade social se refere basicamente a proporcionar o exercício pleno da cidadania por parte da população, principalmente pessoas de baixa renda e através de programas gratuitos, sejam eles educacionais, de qualificação profissional, de inclusão social, enfim, uma gama ampla de projetos que podem ser criados e mantidos através do Estado ou da iniciativa privada.
 
Já a sustentabilidade econômica, como o próprio nome sugere, visa criar boas práticas econômicas para crescimento que não afetem de forma negativa o ambiental e o social e necessariamente passam por empresas privadas e pelo Estado. Pode-se destacar na iniciativa privada a reciclagem, utilização de energia limpa e outros, pelo Estado, a isenção para empresas que possuem políticas ambientais como marco, boas politicas de infraestruturação ambientalmente correta para as cidades, entre outras.
 
A sustentabilidade ambiental, nada mais é do que a forma como o ser humano se utiliza dos recursos naturais, seja por parte das empresas ou dos cidadãos. Nada mais é do que uma forma responsável de utilizar os recursos naturais mas também cuidando para que eles existam para futuras gerações.
 
Pois bem, um dos maiores problemas atuais para alcançarmos esse “equilíbrio social” é o consumo excessivo por parte da população que favorece a poucos. Mas se todos os pontos dessa estrutura forem bem trabalhados e sempre definidos, automaticamente não haveria esse consumo excessivo, pois partiríamos de uma educação de qualidade no social, passando pelo econômico, pois com uma boa estrutura educacional, ninguém em sã consciência gastaria dinheiro com algo pouco útil e dessa forma a natureza agradece, pois são menos recursos naturais utilizados.
 
Portanto, o novo modelo deste século ainda deve ser algo que entenda esse sócio/ambiental/econômico e tenha isso como marco. A sociedade precisa crescer como a estrutura de um todo, ninguém inicia a construção de um prédio pela cobertura, mas infelizmente, é o que se faz na sociedade atual. Primeiro temos que pensar na base, o alicerce, daí sobe-se um andar de cada vez. Enquanto a sociedade não for pensada dessa forma, toda vez que tentarem erguer esse prédio, essa estrutura ruirá pois não se sustenta.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Sort:  

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 1% para todos os posts que usam a tag #pt.

This post had received 20.16% upvote from @steemitportugal account!
Vote for @steemitportugal to Witness. Your vote is very important to us!
Visit our WebSite www.steemitportugal.com (tutorials,news...)
Thank you very much.
Click here to vote
steemitportugal
Delegation for daily voting: 10SP-25SP-50SP-100SP-250SP-500SP-1000SP

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.414 which ranks you at #42507 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 297 places in the last three days (old rank 42210).

We curated this post of yours in our last Algorithmic Curation Round, which included the curation of in total 117 contributions. Unfortunately, your post ranked last, at #117.

Evaluation of your UA score:

:* Only a few people are following you, try to convince more people with good work.

  • Try to show your post to more followers, for example via networking on our discord!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Coin Marketplace

STEEM 1.39
TRX 0.12
JST 0.144
BTC 59184.82
ETH 2115.51
BNB 470.18
SBD 9.49