A Terra não é plana! Eratóstenes já sabia disso há 2200 anos. #Filosofia da Ciência.

in #science2 years ago (edited)

Atualmente o terraplanismo ganha cada vez mais adeptos, muito disso graças ao desconhecimento científico das pessoas e ao youtube. É tipo uma síndrome, mas com sinais aparentes e não se trata de deficit cognitivo, mas sim pedagógico.



 
Fonte


01.png
 

A maioria dos terraplanistas coloca a esfericidade do nosso planeta em xeque baseados principalmente em fanatismo religioso, é praticamente aquela balela que eles adoram, Ciência vs Religião, ou seja, se a Terra é plana e o centro de tudo, a priori existiria a necessidade de um ser criador, já se a Terra realmente for esférica, o acaso e a gravidade seriam os grandes “construtores” dessa nave que chamamos de planeta.
 
Não alongarei muito nesse assunto, essas teorias me causam um certo tipo de desconforto só de pensar nelas, o fato é que, uma pesquisa recente estimou que cerca de 11 milhões de brasileiros acreditam que vivem sobre algo parecido com uma moeda, a grande maioria são pessoas jovens, com baixa escolaridade e cristãos.
 
A baixa escolaridade e a falta de interesse por parte dos indivíduos nas aulas, penso ser o “combustível” para a propagação não apenas dessa, mas de diversas teorias estapafúrdias que permeiam a internet. Já que, o indivíduo devidamente escolarizado e que prestou atenção nas aulas – nesse caso Ciências, Geografia e Matemática – perceberia facilmente que estas teorias mirabolantes nada mais são do que a tentativa de conquista de seguidores e curtidas na plataforma de vídeos.
 
Quando estudei, lá na década de 80, aprendi que o grego Eratóstenes de Cirene (276 AEC – 194 AEC) havia calculado a curvatura da Terra. Mas como ele fez isso? Ele precisou de apenas três itens aos quais todos os seres humanos possuem acesso, o Sol, uma vara e seu racionalismo – estou certo que todos possuem este último mesmo que não se utilizem dele.
 
Enquanto a maior parte dos pensadores gregos estavam preocupados com a metafísica (o ser), Eratóstenes ousou olhar para o céu do meio dia e perceber que a sombra projetada era diferente em várias localidades, então deve ter pensado, será a Terra redonda? Mas como farei para observar e comprovar tal fato?
 
Sabia Eratóstenes que a cada estação o sol mudava de lugar, ele fincou uma vara em uma cidade, mediu o ângulo que a sombra do meio dia projetava no solo, um ano depois, no mesmo dia e mesmo horário em uma cidade a quilômetros de distância, fez o mesmo cálculo. Percebeu então que a Terra era redonda e ainda calculou sua circunferência, e, dois mil anos depois, a ciência moderna comprovou que seus cálculos eram quase corretos.
 
Pois Eratóstenes cravou que a Terra possuía uma circunferência aproximada de 46 mil Km, hoje sabemos que essa circunferência é de aproximadamente 40 mil Km. A curiosidade disso é que na época, os gregos usavam uma medida chamada “estádio” (referente ao estádio olímpico) e não era uma medida padronizada, portanto de acordo com o “estádio” usado, Eratóstenes pode ter errado mais seu cálculo ou talvez tenha sido correto.
 
O fato é que, para quem acredita que a Terra é plana e está lendo até aqui, lembre-se, você não precisa acreditar na NASA, nos governos e em mais ninguém, você só precisa do Sol, uma vara e também utilizar o cérebro que possui.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Sort:  

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

11 milhões de brasileiros. Sinceramente gostaria de ter acesso a fonte que publicou isso. Dever ser muito interessante ler isso. Somos 208,5 milhões de brasileiros comparativamente é um número absurdo!

A pesquisa é apenas uma estimativa, realmente falhei em não deixar isso claro no texto mas já irei corrigir. No mais mando um link com a matéria da FSP acerca da pesquisa.
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/7-dos-brasileiros-afirmam-que-terra-e-plana-mostra-pesquisa.shtml

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

"você só precisa do Sol, uma vara e também utilizar o cérebro que possui.". Do meu ponto de vista, antes do Sol, uma varinha... O cérebro precisa estar preparado com esse nível de conhecimento. Como você, mesmo o disse no início de seu post "baixa escolaridade" ausenta conhecimento para se chegar a esse conclusão. É um absurdo que nesse século temos esse número absurdo de pessoas ignorantes... é triste!

Sim concordo, antigamente eu pensava que quando chegássemos ao século 21 andaríamos em veículos voadores e em cidades que nem a dos Jetsons, mas a realidade é que não duvido muito se voltarmos a usar machadinhas de pedra para caçar.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Infelizmente...
Principalmente quanto vemos grupos com outras ideologias que colocam em risco a civilização humana. Há um grupo de pessoas que acreditam não ser necessário e não devem vacinar suas crianças. Não estamos avaliando o verdadeiro risco por trás desse comportamento. Se temos hoje problemas de saúde trazidos por problemas de imigração, em um futuro não muito distante, vamos ter problemas mais sérios com vírus e bactérias ainda mais agressivas que nasceram no seio dessas "tribos com ideologias urbanas".

Tribos essas que hoje tem potencia política e presença midiática que favorecem esse tipo de comportamento. Comportamentos semelhantes ao que você coloca no seu post referente a questão Terraplanista.

Ugo Eco ao dizer que os imbecis passaram a ter voz e vez, acredito que ele não tinha pensando na dimensão exata do que disse, na amplitude da premunição da estupidez que se vive hoje. Coisas como essas e várias outras que encontramos hoje, demonstram claramente a estupidez humana na ausência de conhecimento e a exploração da maldade daqueles que tem conhecimento e propositalmente pregam esse tipo de desinformação fazendo uso das redes sociais.

Vc cita uma coisa importante, a maldade. Sinceramente penso que quem compartilha certas coisas no youtube não o faz pq acredita, mas apenas para ganhar visualizações dos "desavisados". Se realmente acreditassem no que pregam já teriam construído um foguete para ver a Terra do espaço ou comprado um navio para chegar na beirada, não o fazem pq sabem que é falácia.
O movimento anti-vacina é coisa de outro mundo, há alguns meses li uma matéria do organizador de um evento deles nos EUA, cara te juro, acho que nunca li tanta imbecilidade em um texto com poucas linhas.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Congratulations @demokratos! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 6000 upvotes. Your next target is to reach 7000 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

You can upvote this notification to help all Steem users. Learn how here!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigado!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Uma pequena correção: o diâmetro da Terra não é 40.000 km. Esta é a circunferência aproximada no equador.
Quanto ao resto, um excelente artigo.

Na hora que revisei o texto nem percebi isso. Obrigado por avisar e pela leitura.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.407 which ranks you at #42506 across all Steem accounts.
Your rank has improved 108 places in the last three days (old rank 42614).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 154 contributions, your post is ranked at #104.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • You have already shown user engagement, try to improve it further.

Feel free to join our @steem-ua Discord server