O fantasma da luz. O espectro visível pelo olho humano. #Ciência

in #science2 years ago (edited)

As observações de Isaac Newton sobre as cores e suas propriedades no século XVII foram muito precisas para a época, ali foi o ponto de partida da ótica e o estudo das cores, mas também foi o pontapé inicial para entendermos que a nossa visão não é tão ampla quanto os gregos e outros pensadores medievais imaginavam.



 
Fonte


01.png
 

Ao fazer o experimento com um estreito feixe de luz direcionado ao prisma, Newton percebeu que, uma parte daquela luz era refletida e outra parte, a que passava pelo prisma, se dividia em bandas de cores diferentes. Depois de diversas observações, Newton hipotetizou que as cores eram compostas por pequenos corpos (as partículas) e que cada cor se movia em velocidade diferente dentro da matéria transparente, o prisma no caso.
 
Após os sucessos de observação nesse campo, por algum motivo, Newton parou seus testes, talvez não tenha encontrado nada novo. Até que por volta do ano de 1800 William Herschel decidiu medir a temperatura das cores obtidas através do prisma.
 
Herschel então colocou um termômetro de mercúrio para medir cada cor e um ao lado do vermelho, que funcionaria como um controle da temperatura do ambiente, pois ali não havia luz para medir. Logo após as primeiras observações, ele percebeu que o termômetro de controle possuía uma temperatura mais alta que os que estavam nas cores, trocou os termômetros de posição e refez o teste várias vezes.
 
Neste momento Herschel descobriu a radiação infravermelha (infra=abaixo, latim) e demonstrou que o calor pode ser captado como uma imagem mas que não é percebido pelo olho humano. Anos depois Johann Wilhelm Ritter descobriu a radiação ultravioleta e consequentemente surgiram outras descobertas posteriores, o Raio-X, micro-ondas, as ondas curtas de rádio e outras que não são percebíveis pelo olho humano.
 
Observando a imagem deste artigo, podemos perceber que o olho humano possui uma pequena faixa de visão comparado a todo o espectro, apenas a faixa das cores. Enquanto outros mamíferos que possuem a capacidade de visão insuficiente ou onde o meio a impossibilite, utilizam-se de outros mecanismos para locomoção, as ondas ultrassónicas ou biossonar, como as baleias, golfinhos e morcegos.


 
Fonte


01.png
 

Portanto, Newton nos abriu uma porta fantástica com suas observações, não apenas na área do conhecimento do olho humano, mas também na área da comunicação e da medicina, claro que todas essas descobertas foram posteriores, mas se em determinado momento ele não tivesse sido “curioso”, talvez hoje não teríamos determinados avanços.
 
E por mais que muitas pessoas acreditem que o olho humano é uma obra quase perfeita do “criador”, lembrem-se que este olho possui um pequeno campo de visão do que pode ser observável e que também sofre desgaste pelos raios UV, portanto, o olho humano não é tão perfeito assim.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Sort:  

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Seria incrível poder vislumbrar com nossos próprios olhos uma paisagem cósmica com todo o espectro! :D

Concordo, a possibilidade seria de uma imagem fantástica. Mas por enquanto temos que nos contentar com as imagens digitais, infelizmente.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg



This post has been voted on by the SteemSTEM curation team and voting trail. It is elligible for support from @curie.

If you appreciate the work we are doing, then consider supporting our witness stem.witness. Additional witness support to the curie witness would be appreciated as well.

For additional information please join us on the SteemSTEM discord and to get to know the rest of the community!

Thanks for the support @steemstem.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.407 which ranks you at #42506 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 151 contributions, your post is ranked at #116.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers appreciate your great work!
  • You have already shown user engagement, try to improve it further.

Feel free to join our @steem-ua Discord server