Será que existe vida em outros planetas? #Ciência

in #science2 years ago

Seria muito egocentrismo da raça humana acreditar que a única possibilidade de vida em nosso vasto Universo seria aqui. Sinceramente penso que se esse for o único planeta que exista vida, é um enorme desperdício de espaço. Mas algumas pessoas já se debruçaram sobre cálculos para tentar encontrar possibilidades de vida espalhadas por aí.



 
Source


01.png
 

Diversas teorias abordam esse tema, mas existe mais especulação do que fatos. Existem inclusive diversas teorias que abordam o fato da vida ter “vindo” para nosso planeta através de cometas ou asteroides. Em 2014 a sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia pousou o robô Philae em um cometa para iniciar estudos nesse aspecto – feito inédito até então. Mês passado (julho/2019) foi a vez da Agência japonesa pousar pela segunda vez sua sonda Hayabusa2 no asteroide Ryugu.
 
Recentemente uma sonda franco-alemã também pousou no asteroide Ryugu mas sua expectativa de vida é muito curta. Essas sondas têm o intuito principal de buscar as origens do Sistema Solar e dependendo das análises dos materiais coletados, uma “suposta” origem da vida em nosso planeta, já que a possibilidade de não estarmos sós nesse Universo é boa, graças a isso Frank Drake construiu sua equação em 1961.

N = R* x fp x ne x fl x fi x fc x L



Pois bem, na época da criação dessa equação, as variáveis eram muito mais baseadas em especulação do que em fatos, visto que os estudos acerca do Universo ainda engatinhavam e a tecnologia existente na época era precária aos moldes atuais. Mas Drake baseou as variáveis da seguinte forma.
 
N – número de possíveis civilizações que as emissões eletromagnéticas podem ser detectadas, R*- quantidade de formação de estrelas na Via Láctea (ele estimou em 7 por ano), fp – estrelas com sistemas planetários (0,5), ne – planetas por sistemas com possibilidade de surgir vida (2), fl – planetas com a situação adequada para a vida se desenvolver de fato (0,33), fi – quantidade de planetas onde seja possível desenvolver vida inteligente (0,01) fc – quantidade de planetas onde a vida inteligente possua meios de se comunicar com outras espécies de outros planetas (0,01) e L – tempo mínimo que as civilizações precisam para liberar sinais detectáveis (10,000 anos).
 
Com esses números apresentados Drake chegou então ao resultado, N= 2,31, ou seja, existe a possibilidade de existir na Via Láctea 2,31 civilizações inteligentes além da raça humana. Mas, como disse, esses números eram pautados basicamente em especulações.
 
Anos depois essa equação foi revista por diversos estudiosos, inclusive Carl Sagan, que chegou a um número, que particularmente acho extremamente otimista de possíveis 10 mil civilizações inteligentes.
 
Atualmente, essa equação ainda é utilizada, mas já é pautada em alguns conhecimentos factíveis graças aos telescópios espaciais, mas deixarei isso para uma nova postagem ou esse texto ficará enorme.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Sort:  

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.398 which ranks you at #42789 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 479 places in the last three days (old rank 42310).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 144 contributions, your post is ranked at #106.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Coin Marketplace

STEEM 1.35
TRX 0.12
JST 0.143
BTC 59122.41
ETH 2115.55
BNB 476.23
SBD 9.05